24 de junho de 2011

Como tudo começou....


Acho muito legal quem está acessando meu blog poder conhecer um pouco mais de mim e de como eu comecei a costurar.

Quem sou eu?
Tenho 25 anos, nasci no interior de São Paulo, e fui estudar veterinária em Viçosa em Minas Gerais. Para quem não sabe Viçosa é uma pequena cidade universitária que fica na zona da mata mineira, no meio do nada (para ter uma idéia demorava 10h de ônibus para chegar à minha cidade, Taubaté). Apesar de isso ser ruim, até que foi bom para mim, por que por mais nerd que eu fosse sempre sobrava muito tempo livre. Eu passava muito tempo na internet e um dia vi no flickr alguns artesanatos com feltro, e me deu uma vontade doida de aprender a costurar. Comprei 10 cm (nem sei como me venderam pedacinhos tão pequenos) de todas as cores de feltro que tinha disponível na única loja de tecido da cidade e comecei a costurar. A veterinária foi muito útil nessa hora, treinei todos os pontos de sutura nos bichinhos de feltro. Ah, e é claro que como veterinária eu só fazia bichinhos! rs. Depois que a faculdade terminou veio o mestrado, mas eu continuei com minhas costuras e outras coisinhas que sempre invento (como adesivos e carimbos artesanais).
Atualmente, terminei o mestrado e por enquanto estou de volta a minha cidade natal. Reativei a máquina de costura que ganhei no meu aniversario de 15 anos (eu não lembro por que, mas pedi isso de aniversário e cismei que ia aprender a costurar, até fiz algumas roupas, mas não foi muito para frente). Tudo começou com uma necessaire. Eu precisava muito de uma bolsinha para carregar na bolsa e inventei de eu mesma fazer. Peguei gosto, comprei alguns tecidos e parti para o trabalho. Nunca fiz aula e aprendi muita coisa sozinha, com a ajuda da internet e do youtube! hehehe. Com o tempo comecei a presentear meus amigos com as peças que eu fiz. A resposta de todos foi muito positiva e fiz minhas primeiras vendas!! Isso me estimulou a continuar com meus trabalhos e quem sabe me profissionalizar. A partir disso surgiu a idéia de fazer uma marca, por que queria muito fazer etiquetinhas e embalagens legais. Fiquei muito tempo pensando na marca, no logotipo, em fazer um site. Um dia resolvi parar de pensar e agir.



O que é o Torvelinho?
A idéia da marca é uma outra longa história. Eu adoro animais desde pequena, e durante a faculdade trabalhei muito tempo com cabras, e eu amava as cabrinhas! Até hoje sonho em um dia ter umas cabritas no quintal, rs. No começo todas as minhas peças eram inspiradas em cabras e ovelhinhas. Faz um tempo que não trabalho mais com cabras, mas na hora de fazer o logotipo as cabrinhas voltaram a minha mente. A idéia foi fazer uma menininha abraçando uma cabrinha, tudo simples e muito fofinho, como tudo que eu faço. O nome da marca foi outra coisa difícil. Não queria colocar meu nome, queria criar uma coisa diferente, que tivesse relação com a história da marca e com o estilo dos meus produtos. Depois de muito pensar, veio esse nome: Torvelinho!
Para quem não sabe essa palavra é meio incomum, mas existe e de acordo com o dicionário quer dizer:
tor.ve.li.nho: O mesmo que remoinho. 1 Ato ou efeito de remoinhar. 2 Meteor Giro rápido no ar, geralmente nos dias quentes, com levantamento de grande quantidade de pó. 3 Movimento rápido e espiralado, de pequeno diâmetro, nas águas de um rio; sorvedouro, voragem. 4 Pé-de-vento; rajada, tufão. 5 Disposição do cabelo em espiral.
Bom, escolhi essa palavra para representar minha marca por dois motivos:
Pelo próprio significado, se referindo ao torvelinho de idéias e inspirações que me fazem criar coisas e combinações novas todos os dias. E ao turbilhão de coisas positivas que eu quero sempre agregar aos meus produtos.
Também gostei muito desse nome pelas palavras escondidas dentro de uma palavra. É como se a palavra torvelinho juntasse algumas coisas muito importantes para mim: ovelinhas (e todos os outros bichinhos que me levaram a fazer veterinária) e linho (os tecidos e linhas que são a matéria prima da costura que é outra coisa que eu amo).

E é isso...... pelo menos por enquanto! Muito obrigada por visitar meu blog.
E beijos para todos,
Paula Mendonça Moraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário